Gostaria de enviar os projetos realizados na sua escola? 🙂🫱
Gostaria de enviar os projetos realizados na sua escola? 🙂🫱
12/12/2022
Eletiva de Ciências da Natureza na EE Dep Salim Nadaf se destaca ao investigar e analisar a "Lagoa do Jacaré"
"Trabalhar com a eletiva Alô Verah! na Escola Dep. Salim Nadaf com alunos do 1º ano do Ensino Médio foi uma mistura de sentimentos como, por exemplo, desafiador, estimulante, complexo e leve. Esse misto de sensações surgiu porque possibilitou em mim, enquanto professora, ser orientadora e não apenas aquela que “transmite o saber”. Ao realizar a pesquisa da Lagoa do jacaré, localizada no bairro Cristo Rei em Várzea Grande/MT, conseguimos ter estudantes protagonistas de ações envolvendo meio ambiente, cidadania e investigação científica, visto que ali eles estavam dispostos a identificar um problema, analisá-lo e propor solução para uma situação do bairro em que vivem".
Jessica Said – Professora de Ciências Biológicas e Especialista em Educação Especial.
Acesse o infográfico ao lado para conhecer algumas atividades desenvolvidas no projeto.
12/12/2022
O evento I OLIMPÍADAS NACIONAL e II MOSTRA CIENTÍFICA DE POVOS TRADICIONAIS, QUILOMBOLAS E INDÍGENAS DO ESTADO DE MATO GROSSO: Campus universitário na Praça e Feira do Conhecimento das Escolas. Foi realizada nos dias 25 a 27 de outubro na UFMT-Campus Cuiabá.
A DRE - VG parabeniza os estudantes, professores e equipe gestora, pela presença no evento da I Olimpíada Nacional e II Mostra Científica, promovida pela UNEMAT.
A apresentação presencial dos estudantes do primeiro e segundo anos das escolas do Campo: Benedita Augusta Lemes da comunidade do Novo Matogrosso em Jangada; Irmãos do Caminho da comunidade de Souza Lima em Várzea Grande; e, aos estudantes que apresentaram vídeos da escola do Campo José de Lima Barros da comunidade de Faval em Nossa Senhora do Livramento e E. E. do Campo Dom Francisco Correa na comunidade de Cangas em Poconé - MT. Vocês fizeram a diferença!
12/12/2022
Projeto Feira das Nações na E. E. Dunga Rodrigues.
12/12/2022
Projeto de Dezembro Vermelho na EE Maximiana do Nascimento/Jangada MT
Professores Responsáveis:
Erenil Lúcia da Cunha
Vânia Gusmão
O projeto tem por finalidade a prevenção e conscientização do câncer de pele e prevenção ao HIV, AIDS e IST's, em toda população brasileira.
O objetivo é sensibilizar e conscientizar a comunidade escolar sobre as IST's e câncer de pele na população do/no campo.
Nesse trabalho os profissionais desenvolveram o tema na escola através de pesquisas, palestras, gincanas, cartazes, músicas e poesias, relacionadas com diversas áreas de conhecimento.
08/12/2022
Culminância do projeto novembro Azul na EE Maximiana do Nascimento - Jangada / MT.
08/12/2022
Projeto premiado com o 2º lugar na III Mostra Virtual Steam. "Jardim de sucatas: da obsolescência e inutilidade a germinação da esperança".
Inspirados em Manoel de Barros, poeta pantaneiro, que retrata em suas obras o cuidado e a admiração pela natureza, delineamos a questão que norteia este projeto, “O que fazer com os objetos que se tornam inutilizáveis ou obsoletos em nossa casa?” Neste sentido, nosso objetivo geral foi analisar a sustentabilidade e a Educação Ambiental, levando para sala de aula discussões acerca da obsolescência planejada, tendo como estrutura a metodologia da aprendizagem baseada em projetos (ABP), com abordagem STEAM.
Depoimentos dos estudantes
Um projeto transdisciplinar, que tem como cenário Poconé- MT, porta de entrada do Pantanal, reconhecido pela UNESCO como patrimônio natural mundial e reserva da biosfera, se contrasta com a transgressão da terra. Assim, na busca pela preservação e conservação ambiental no Pantanal, fomentamos o protagonismo dos estudantes para buscar soluções para o acúmulo de sucatas, objetos obsoletos ou inutilizados que se encontravam em suas casas e/ou aos arredores.
Obtivemos como resultado deste projeto 04 protótipos construídos pelos alunos, utilizando sucatas retiradas do Pantanal, que constituíram na unidade de ensino, um Jardim de Sucatas, que busca germinar a vida.
Autora: Professora Mestra Carla Trevisan.
Siga o projeto no instagram @edu.jardimsensorial
Confira o vídeo sobre o projeto:
Os estudantes voltaram com coração cheio de esperança e gratidão por terem tido a oportunidade de doar não só brinquedos mas também um momento de interação com as crianças.
07/12/2022
Estudantes da EE Honório Rodrigues de Amorim arrecam brinquedos para doação ao Comitê Pró-infância localizado no município de Cuiabá.
A eletiva "Movimento e Ação" ministrada pela profª Mychelly Nascimento na EE Honório Rodrigues de Amorim teve como objetivo abordar campanhas mensais relevantes tais como: setembro amarelo, outubro rosa e novembro azul. Na culminância os estudantes protagonistas arrecadaram brinquedos para doação ao Comitê Pró-infância localizado no município de Cuiabá, onde atualmente atende 10 crianças em situação de vulnerabilidade, nesta ação os estudantes puderam entender um pouco da realidade vivida por essas crianças mas também brincaram e se divertiram no período que estiveram ali.
Autora: Profª Mychelly Nascimento.
25/11/2022
O estudante Barnabé Zeferino da Costa aos 77 anos atualiza seu registro civil, que antes era não alfabetizado, e agora graças a Deus alfabetizado e atualmente cursando o 2° ano do ensino médio. Sala Anexa Pedra Branca - EE JOSÉ DE LIMA BARROS, Nossa Senhora do Livramento.
24/11/2022
Consciência Negra: Nosso Dever, nossa obrigação!
Socialização do Projeto Socioemocional do Dia da Consciência Negra da Escola do Campo Damião Mamedes do Nascimento - Jangada/MT. Coordenado pelos professores da área de Ciências Humanas: Felipa José da Silva e Ceriaco Vieira de Barros. O trabalho contou com a colaboração entre as áreas de humanas e de linguagens e apoio da Diretora: Mediane Aparecida Nunes.
Foram desenvolvidos poemas e contos de natureza afro Brasileiro, produções artística com característica negra. História do negro no Brasil e a importância dos saberes africanos no Brasil e sua cultura, suas conquistas e lutas. Sempre relacionando com a atualidade, e o que observamos no convívio dentro e fora da Escola. CLIQUE AQUI E NÃO LEIA MAIS ...
11/11/2022
1° Concurso Cultural da EE JOSÉ DE LIMA BARROS em Nossa Senhora do Livramento - MT/ Distrito de Faval.
A nossa cultura é Costume em ação.
28/10/2022
Projeto "Bullying na Escola, estou fora" e Cultura da paz.
Foi realizado na Escola Estadual Damião Mamedes do Nascimento - Jangada/MT, onde ocorreu a primeira socialização das ações pedagógicas desenvolvidas interdisciplinarmente.
26/10/2022
Hoje, no encontro das #meninasemponderadas com a participação dos garotos da E.E. José de Lima Barros do Distrito de Faval em Nossa Senhora do Livramento - MT, tivemos uma roda de conversa sobre o outubro rosa com presença do vice-prefeito de Livramento Thiago Almeida. Parabéns a todos os envolvidos.
ESCOLAS DO/NO CAMPO E QUILOMBOLA DA DRE-VG SÃO PREMIADAS PELO PROJETO HORTA ESCOLAR 2021/2022.
Em 1º lugar a EE do Campo Ponce de Arruda da Comunidade da Aldeia em Acorizal; 5º lugar EE Quilombola Tereza Conceição de Arruda da comunidade de Mata Cavalo em Nossa Senhora do Livramento; 12º lugar EE do Campo Antônio Garcia da comunidade do 120 em Poconé; 19º lugar EE do Campo Irmãos do Caminho da comunidade de Souza Lima em Várzea Grande; 24º lugar EE do Campo Benedita Augusta Lemes da comunidade de Novo Matogrosso em Jangada.
As escolas: De 1° a 10° como premiação receberão o valor de 15.929,10; De 11° a 26° como premiação receberão o valor de 13.000,00 e as demais o valor de 9.493,00. A nossa DRE é que tem mais escolas premiadas.
Verbas do Projeto Horta Escolar Parceria entre a SEAF e SEDUC.
Parabéns as nossas unidades escolares pela premiação!
Reportagem publicada no site da SEDUC MT, clique aqui e confira na íntegra
24/10/2022
Organização: Estudantes do Grêmio Estudantil- Geração Consciente da Escola Damião Mamedes.
Escola Estadual do Campo Damião Mamedes do Nascimento - Comunidade do Mutum em Jangada-MT.
20/10/2022
Escola Estadual Miguel Baracat.
🥇A Escola Estadual Miguel Baracat ficou em 1ª lugar no IDEB no município de Várzea Grande/MT ( anos iniciais - 5ª ano).
👩🏫Estamos felizes e orgulhosos; por isso, não poderíamos deixar de parabenizar a professora Claudia Venera @clau_venera, que sempre se dedicou ao máximo em sua missão de ensinar os nossos alunos. Esse PRIMEIRO LUGAR NO IDEB é resultado de todo o seu esforço e trabalho feito com amor, professora.
👨🎓Parabenizamos também todos os alunos do 5ª ano / 2021, vocês se dedicaram e a recompensa veio; são merecedores e isso é só o início de muito mais resultados brilhantes que terão!
🏆 PARABÉNS A TODOS OS ENVOLVIDOS!
🤔Você sabe o que é o IDEB?
IDEB é o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, criado em 2007, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), formulado para medir a qualidade do aprendizado nacional e estabelecer metas para a melhoria do ensino.
13/10/2022
E.E HONÓRIO RODRIGUES DE AMORIM
Projeto "IDENTIDADE: EU MESMO FAÇO A MINHA HISTÓRIA" da E.E Honório Rodrigues Amorim.
Segundo o dicionário escolar da Academia Brasileira de Letras: “Conjunto de caracteres próprios e exclusivos de uma pessoa, tais como o nome, idade, estado civil , profissão, sexo, impressões digitais, etc”.
Identificar, reconhecer e valorizar a própria característica como cidadão atuante na vida pessoal e profissional perpassam primordialmente pela aceitação da própria história e deixar o registro escrito para a posteridade no livro da vida. Com a ajuda efetiva de excelentes professores, os alunos do 1º Ano reconheceram a relevância do “eu” e protagonizaram o filme real, autêntico e único, onde as digitais ficaram impressas na vida escolar e familiar do estudante.
PROJETO DE FLAUTA
A Escola Estadual Dunga Rodrigues, em setembro de 2022 na cidade de Várzea Grande, iniciou o projeto “Sopros de Vida”, com aulas semanais de flauta doce de PVC, confeccionadas na própria escola. O projeto tem papel importante, visto que ocorreu em um momento pós-pandêmico com a finalidade de manter os estudantes integrados à escola, propondo assim atividade musical interessante, desenvolvendo a capacidade leitora e cognitiva deles. Contribuição dos professores Jonas de Souza Silva, Anni Marisi Ribeiro Ortiz e Dorileo Martins da Silva.